Bases Históricas

img-bases-sgmA sigla “SGM” significa Secretaria Geral de Missões. Pertencemos à Igreja do Evangelho Quadrangular do Brasil, trabalhando na elaboração, desenvolvimento, gerenciamento, promoção, pesquisa e divulgação da atividade missionária nacional e internacional. Missões Quadrangulares tiveram seu início no coração de Aimée Semple McPherson, que em 1907 foi à China como missionária com o seu esposo, Robert Semple. Enquanto ministrava na China, ambos contraíram malária e Robert Semple faleceu.

Aimée Semple retornou à América do Norte onde começou o trabalho de desafiar homens e mulheres para levar o Evangelho ao mundo. Pregando em tendas e em auditórios para grandes multidões na América e em outros países, ela demonstrava uma preocupação para com as almas perdidas. Com o sucesso de seu ministério como evangelista, cada vez mais pessoas eram alcançadas.

Em 1918, ela foi para Los Angeles, onde construiu um centro de evangelismo e treinamento. Enquanto ministrava em uma cruzada na cidade de Oakland, Califórnia, em 1922, a mensagem de Jesus Cristo como Salvador, Médico, o Batizador com o Espírito Santo e o Rei que Voltará, tornou-se a mensagem distintiva do Evangelho Quadrangular. A sua visão era de levar esta mensagem ao mundo inteiro.

Em janeiro de 1923, o Angelus Temple foi inaugurado. Na pedra angular se encontra a seguinte inscrição: “DEDICADO À CAUSA DA EVANGELIZAÇÃO INTERDENOMINACIONAL E MUNDIAL”. Dentro de pouco tempo, missionários foram enviados. Ao mesmo tempo, o trabalho na América do Norte crescia rapidamente. Uma escola de treinamento, L.I.F.E. Bible College (Farol do Evangelismo Quadrangular Internacional), foi inaugurada e começou a formar alunos. Até 1925 mais de 30 igrejas foram implantadas. Percebendo que a tarefa era grande demais para ser dirigida por uma pessoa ou uma igreja, foi convocada uma Convenção Constitucional, onde o nome IGREJA INTERNACIONAL DO EVANGELHO QUADRANGULAR foi estabelecido e os Artigos de Incorporação da IEQ foram escritos e adotados em 28 de dezembro de 1927. O Conselho Internacional de Diretores foi constituído para prover liderança para a organização, enquanto os seus membros adotavam a visão da fundadora: “Envolvendo o Mundo com o Evangelho Quadrangular”. O primeiro missionário oficial foi enviado em 1927. Através dos anos, novos campos missionários têm sido acrescentados. Hoje, existem Igrejas Quadrangulares em mais de 150 países.